Projeto Viveiro Instituto da Árvore produzirá mudas de árvores frutíferas da Mata Atlântica

12/09/2015 13:10

O Projeto Viveiro Instituto da Árvore iniciou parcerias com as comunidades e o Parque Estadual da Mata Atlântica com o intuito de dar apoio para a produção de mudas, coleta de sementes e para desenvolver pomares de frutas nativas, com métodos agroflorestais e sustentáveis.

A proposta é oferecer oficinas de capacitação para coleta de sementes e plantio deste tipo de mudas, gerando renda para as populações locais.

Além disso, o Instituto da Árvore auxiliará na divulgação das árvores frutíferas desconhecidas da maior parte da população: cabeludinha, bacupari, mangostão, calabura, grumixama, ameixa do mato, araçá, jaracatiá(mamão do mato), cambuci, cambucá, etc.

"As árvores frutíferas da mata atlântica, tanto no norte como no cerrado, produzem frutas apreciadas pelos turistas que visitam essa regiões. Em Ubatuba, na Mata Atlântica, há uma boa variedade de frutos de espécies nativas, mas pouco conhecidas.

Além das imagens visuais, uma das coisas que podemos usufruir das árvores são os sabores acentuados e variados das frutas que elas produzem quando as degustamos", afirmou o Prof. Rui Grilo, colaborador do Instituto da Árvore.

Já há na cidade lanchonetes que vendem sucos de grumixama, de cagaita, entre outras. "É bom lembrar que em programas de tv, cujo tema foram as frutas, destacou-se o valor do bacupari como importante antioxidante e anticancerígeno. E é uma fruta que, embora presente em nossas matas, pode entrar na lista das expécies em extinção. Daí a preocupação do Projeto Instituto da Árvore em produzir e distribuir mudas dessa árvore. E mais uma vantagem: é uma árvore pequena e bonita" concluiu Prof. Rui Grilo.

O Instituto da Árvore oferece oficinas de educação ambiental e cultural, sua sede está localizada na rua Usina Velha 593, Pereque-Açu e atende através do telefone (12) 3832-5788.

Voltar

 

Contate-nos

 

Projeto Viveiro IA
Endereço:
Rua Usina Velha, 593 - Perequê-Açu
CEP 11680-000 Ubatuba-SP

Telefone: 12-3832-5788

E-mail: viveiroiaubatuba@gmail.com

https://www.facebook.com/ViveiroIA

 

Realização:

 

Apoio:

 

 

Parceiros:

Marketing Digital

 

Patrocínio:

 

 

 

 

Contato

Projeto Viveiro - Instituto da Árvore Ubatuba| Preservação e Reflorestamento de espécies nativas da Mata Atlântica.
Rua Usina Velha, 593
Ubatuba
11680000

(12) 3832-5788

Viveiro IA © 2015 Todos os direitos reservados.